Rui Rocha critica apoio de partidos portugueses a políticas comerciais de Donald Trump

| 23 de Abril de 2025 às 21:27
A carregar o vídeo ...

Rui Rocha

O líder liberal classificou a eventual adesão portuguesa a uma guerra comercial como “um erro económico crasso, profundo, com consequências muito negativas para Portugal.

O Presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, criticou esta quarta-feira o posicionamento de alguns partidos portugueses relativamente à política de tarifas defendida por Donald Trump, numa referência clara a André Ventura e ao Chega.

"Ela [a medida] é má, obviamente, para a Europa, é má para os portugueses e para as empresas portuguesas. Eu não percebo como partidos portugueses podem defender este tipo de políticas", afirmou Rui Rocha.

O líder liberal classificou a eventual adesão portuguesa a uma guerra comercial como “um erro económico crasso, profundo, com consequências muito negativas para Portugal e para os portugueses”, sublinhando que é “inaceitável que haja quem, entre defender os interesses dos portugueses e defender os interesses de Donald Trump, se ponha ao lado de Donald Trump”.

Reforçando a posição da Iniciativa Liberal, Rui Rocha defendeu que Portugal e a Europa não devem responder a eventuais tarifas norte-americanas com medidas similares. “Não devemos entrar nessa guerra repostando com mais tarifas também do nosso lado”, disse, argumentando que tal atitude apenas prejudicaria os consumidores nacionais.

“Não há nenhuma razão para fazer com que os portugueses paguem mais caro os produtos que são importados”, disse.