“O Papa Francisco foi um profeta do exemplo”, diz Paulo Rangel

| 21 de Abril de 2025 às 21:48
A carregar o vídeo ...

Paulo Rangel

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse ainda que "estamos perante uma das grandes figuras da atualidade, um exemplo, alguém que teve gestos de uma generosidade, de uma abertura, de uma ousadia verdadeiramente carismática.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, considerou esta segunda-feira o Papa Francisco como “um profeta do exemplo”, sublinhando a sua relevância como figura moral do nosso tempo.

“Estamos perante uma das grandes figuras da atualidade, um grande profeta do exemplo, alguém que teve gestos de uma generosidade, de uma abertura, de uma ousadia verdadeiramente carismática”, afirmou o governante.

O Papa Francisco faleceu esta segunda-feira, aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pela luta contra os abusos sexuais na Igreja, o apelo à paz em contextos de guerra e a liderança espiritual durante a pandemia de COVID-19.

Nascido a 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino-americano a assumir o cargo de Sumo Pontífice da Igreja Católica.

Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo recebido alta a 23 de março. A sua última aparição pública ocorreu no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera do seu falecimento.