Governo português condena ataque a consulado da Venezuela

Fernando Coelho | 12 de Janeiro de 2025 às 15:58
A carregar o vídeo ...

Consulado Venezuela

No bairro, os moradores não deram conta do impacto deste incidente.

Aconteceu um dia depois da tomada de posse oficial de Nicolás Maduro enquanto Presidente da Venezuela. Foi um ataque ao consulado da Venezuela, em Lisboa, com recurso a um cocktail molotov, que acabou por não provocar qualquer vítima. No entanto, causou estragos num estore e na fechada do edifício.

 Ocorreu por volta das dez da noite deste sábado, numa altura em que já não se encontrava ninguém dentro do espaço.

A PSP  e os sapadores bombeiros chegaram pouco depois ao local e é a Policia Judiciária que está a investigar as causas deste incidente.

Não é conhecido o autor nem as motivações por de trás do ato, mas as autoridades suspeitam que se pode ter tratado de uma forma de protesto simbólico.

No bairro, os moradores não deram conta do impacto deste incidente.

O Governo português reforçou a segurança à volta do espaço e condenou o episódio.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela foi mais longe e apelidou o ataque de "fascista". Garantiu ainda que não será este ato a travar a revolução Bolivariana.

O Presidente Nicolás Maduro tomou posse para um terceiro mandato de seis anos, depois de ter sido eleito em julho de 2024. A comunidade internacional tem colocado em causa estes resultados e reconhece o seu adversário, Edmundo Gonzalez, como vencedor das eleições.